Famílias de baixa renda auto-constroem suas casas sem planejamento financeiro e técnico, não havendo interesse no mercado em atendê-las e nós oferecemos uma solução completa com assistência técnica, mão de obra, materiais, planejamento e acompanhamento, por meio de reformas residenciais.
Para famílias com condição de arcar com os custos, oferecemos parcelas que cabem no bolso. Já famílias em situação de vulnerabilidade social podem conseguir subsídio completo.
Em tempos normais, as doenças respiratórias já ocupavam o quarto lugar na lista de maiores internações do SUS. 35% das causas estão relacionadas à patologias encontradas na própria residência como infiltração, mofo, umidade, falta de iluminação e ventilação.
Em combate ao COVID, em 2020 começamos a atuar diretamente com as reformas subsidiadas aplicando soluções técnicas para suprir a deficiência do abastecimento de água e solução das patologias relacionadas à insalubridade e periculosidade.
Nesse modelo de negócio vendemos as reformas à vista para benfeitores sociais e entregamos as reformas para uma família que esteja em graves condições de insalubridade habitacional.
A parceria com a Vivenda e a Habitat para a Humanidade Brasil, coordenadoras da rede de habitações de interesse social no Brasil, facilitou a interação com os diferentes atores do mercado e a implantação de soluções que contribuem para diminuir o déficit habitacional qualitativo no país.
Agindo rápido e de forma articulada, essa “rede do bem” tem apoiado essas famílias de baixa renda de forma emergencial e coletiva, minimizando na medida do possível, um impacto devastador nas comunidades mais vulneráveis.
Reformas para Beneficiários
A reforma é realizada em um cômodo precário da casa de uma família em vulnerabilidade social de acordo com o escopo do patrocinador, seguindo um padrão de economia e reutilização de materiais em bom estado.
O serviço é pago à vista por benfeitores que podem ser pessoa física ou jurídica. Podem participar dessa ação:
● Empresas interessadas no marketing positivo e responsabilidade social;
● ONGs que já tenham em sua proposta a realização desse tipo de serviço;
● Pessoas físicas com interesse em financiar reformas para quem mais precisa, formando o que chamamos de “subsídio coletivo”.
Como acontece a seleção de Beneficiários
O primeiro passo é a realização, pela família interessada, do cadastro no CRAS/ BOLSA FAMÍLIA/ LOAS. É daí que recebemos as indicações daqueles que se enquadrem nos critérios do patrocinador, mediante disponibilidade de recurso.
Com as indicações em mãos, é feito um processo de seleção interno no qual são avaliados critérios como a condição de precariedade do cômodo e a situação socioeconômica desfavorável em que a família se encontra.
Resultados e Conquistas
A atuação da Habitat para a Humanidade Brasil para diminuir os impactos da COVID-19 nas periferias foi reconhecida internacionalmente, recebendo uma menção honrosa do Prêmio 2020 de Direitos Humanos da União Europeia.
Nessa parceria:
● Das 62 cidades cidades impactadas, atuamos em 3, no estado de Minas Gerais;
● Das 291 comunidades, somos responsáveis pelo impacto em 10;
● Das 70 obras de melhorias habitacionais, fizemos uma em 2020, e 7 em 2021;
● Das 404 pias comunitárias instalamos 18, sendo 12 em 2020.
#UmaMãoLavaOutra – As Ecopias
Lavar as mãos é a principal recomendação da OMS para prevenção da COVID-19 e demais doenças, mas a falta de acesso à água coloca milhares de brasileiros em risco de contaminação todos os dias.
A campanha #UmaMãoLavaOutra, é uma ação para instalação de lavatórios comunitários em regiões periféricas de todo o país, permitindo que mais de 120 mil pessoas possam higienizar as mãos todos os dias.
Possui acionamento seguro de água ligada à rede de abastecimento (pública ou através de parceiros locais) e dispenser com sabão para higienização das mãos.
Quando surgiu a demanda para instalação de lavatórios comunitários buscamos uma solução diferenciada, durável e que utilizasse materiais locais. Assim, projetamos a “Ecopia”, uma solução com pneu “sucata”, rodas de carro e tubos e conexões de aço reciclado.
Reutilizamos pneus deixados em borracharias ou destinados ao Ecoponto já sobrecarregado, estimulando assim a reciclagem e destinação correta do mesmo. Quanto ao design, se trata de um trabalho único e diferenciado com a releitura da nossa marca (inspirada em um ninho de vespas, buscamos representação de abrigo na natureza) no
modelo colorido e atendendo às normativas do patrimônio histórico no modelo em ouro velho.
Em duas ocasiões, ao fim da instalação em dois pontos diferentes na cidade de São João Del Rei, fomos surpreendidas com senhores idosos que trabalham com reciclagem. Ambos inauguraram as Ecopias e reconheceram o valor dessa ação.
A cada nova pia instalada surgia um pedido de um morador para colocar também em uma outra localidade, e assim foram 18 pias instaladas em São João del Rei (14), Ijací (2) e Lavras (2).
Encontre a pia comunitária mais próxima de você!
Fonte: Relatório Anual 2020 Habitat para a Humanidade Brasil.